Carne, só de pensar ficamos com água na boca!


O Portuguese Beef Tasting é uma ação inserida na estratégia de internacionalização do projeto Portuguese Beef.

No evento foram apresentadas sete raças de excelência que diferenciam Portugal além fronteiras, entre outras atividades, no conhecimento, na degustação dos vários pratos a autoria foi do chef Tony Martins e a parte técnica dos cortes ficou a cargo do chef Luis Gaspar.


Chef Luis Gaspar & Chef Tony Martins

Os produtos Portuguese Beef são provenientes de animais criados em territórios com características intrínsecas únicas e alimentados de pastos naturais.

Segundo as explicações dos chefes os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais às vacas. Quanto mais velha é a vaca/ boi, mais dura é a carne e, por este motivo, costuma ser moída. A idade tem influência no sabor e na textura da carne, embora a maciez dependa muito do corte.

O gado criado para a obtenção de carne pode ter a liberdade de pastar em campos ou planícies ou pode estar confinado em currais, onde costuma ser cuidado de maneira coletiva e semi-industrial, sob uma alimentação balanceada. Claro que isto também influencia o sabor e textura da carne.

Pelos 6 meses de idade os vitelos começam a ser desmamados. Depois disso são alimentados à base de cereais. A idade de abate é entre os 16 a 18 meses, quando a sua carne está finalmente pronta para ser consumida.

Boa fonte de proteína, fósforo, ferro e de vitaminas do Complexo B, especialmente a vitamina B12. A carne tem a particularidade de manter as propriedades nutricionais depois de cozinhada.

O segredo de um prato de carne suculento é cozinhar a carne da forma certa.

De acordo com o corte a que é submetida, a vaca divide-se em pedaços de carne de categorias diferentes. A carne de 1ª categoria, é geralmente utilizada para grelhar, fritar, assar ou estufar. A carne de 2ª e 3ª categoria, são utilizadas em estufados, cozidos ou guisados.

Tártaro de Marinhoa

Maronesa Laminada com Soja, Lima e Trufa

Pistola de Comer à Colher Minhota

Saiba a melhor forma de utilizar os cortes da carne de vaca

CACHAÇO
Estufar, guisar, fritar ou cozer
Quando desossado, pode servir para hamburgers e outros picados. É especialmente indicado para o cozido e caldos. É uma carne de 2ª categoria muito especial, que dá a qualquer cozinhado um gelatinado muito saboroso e uma excelente consistência aos molhos.

ACÉM
Estufar, assar, fritar ou grelhar
Esta peça divide-se em acém comprido, acém redondo e coberta do acém. Os dois primeiros bocados são de 1ª categoria. A cobertura do acém, de 2ª categoria, embora menos tenra pode proporcionar grelhados muito saborosos, bons caldos e estufados. Os bifes, são muito tenros, suculentos e saborosos, embora apresentem uma maior quantidade de gordura.


Estufar, assar, fritar ou grelhar
Carne de 1ª categoria, muito tenra e, depois de bem limpa, dá excelentes bifes. É o bocado que se aconselha para concentrados de carne. Os métodos de cozedura mais aconselhados são o salteado e o grelhado.

MAÇÃ DO PEITO
Guisar, coser ou estufar
Muito saborosa, é especialmente indicada para guisados, pudins, picados e caldos. É uma carne de 1ª categoria.

PEITO
Estufar, guisar ou assar
Esta peça divide-se em maçã do peito, peito do alto e prego do peito. O peito do alto é uma carne de 2ª, utiliza-se guisada e estufada. Pode também ser assada no forno, desossada e enrolada.

CHAMBÃO
Guisar, cozer ou estufar
É uma carne rica em matérias gelatinosas, especialmente boa para caldos, consommés, geleias, cozido e picados. Muito saborosa, mas exige uma cozedura prolongada. Proporciona óptimos estufados e guisados.

MÃO
Guisar, estufar ou cozer
Tem uma consistência macia e gelatinosa. É a melhor carne para estufar com massa e apropriada para guisar.

LOMBO
Grelhar ou assar
É um corte de categoria extra, perfeito para assados e para fazer o melhor dos bifes, isto porque é a peça mais tenra, suculenta e saborosa da vaca. Do meio do lombo retiram-se pedaços de carne de melhor qualidade como os chamados chateau briand, Filet-mignon e tornedós ou medalhões.

VAZIA
Grelhar, assar ou fritar
Os bifes deste corte são tenros e devem ser altos e pesados, quase sem gordura, tanto o bife do lombo como da vazia podem ser fritos, grelhados e recheados.

PREGO DO PEITO
Guisar ou cozer
Especialmente indicado para guisar e cozer, visto ser uma carne de 3ª categoria.

ABA
Cozer ou estufar
Temos a aba carregada e a delgada. A primeira, categoria de 2ª, mais indicada para cozer e muito saborosa em estufados. A segunda, de 3ª categoria, é indicada para caldos, servindo também para cozidos e estufados.

ALCATRA
Grelhar, assar, fritar, cozer ou estufar
É considerada uma carne de primeira categoria, normalmente usada na preparação do cozido, assados, bifes, estufados e também bifes picados.

CHÃ DE FORA
Estufar, guisar ou assar
Está ligada à alcatra, rabadilha e chambão da perna. Da chã de fora extrai-se o ganso redondo. À peça quadrangular que sobra depois deste corte dá-se o nome de chã de fora. Tanto o ganso como a chã de fora por serem secos, devem ser lardeados com toucinho. São especialmente indicados para estufar (carne de 1ª).

RABADILHA
Assar, grelhar, guisar ou cozer
Dá bons bifes, estufados e guisados. É muito boa cozida.

POJADOURO
Grelhar, estufar ou guisar
Parte interna e posterior da coxa do boi, onde a carne é de primeira qualidade, também conhecida por chã-de-dentro. Muito suculenta, óptima para bifes com molho, grelhar, estufar ou guisar.

Mini Hambúrguer de Arouquesa

Carpaccio de Barrosã com Queijo da Ilha

Prego de Marinhoa

Estufado de Minhota com Cogumelos

Almôndega de Rabo de Cachena

Alcatra de Barrosã ao Alho

Posta de Marinhoa Laminada

Costela Mendinha de Arouquesa em Fogo Lento com Gel de Grelos

Bolinhas de Alheira de Vitela Mirandesa Crocantes

A próxima presença internacional do Portuguese Beef é no LUXEMBURGO, entre os dias de 29.JUN.2018 a 1.JUL.2018 na FOIRE AGRICOLE D'ETTELBRUCK.

Paralelamente a este evento, dia 30.JUN.2018 pelas 18:30, decorrerá no restaurante L'AVENUE, na cidade de Luxemburgo uma degustação das 7 raças autocnes.

A visitar:
https://www.facebook.com/portuguesebeef

Comentários