Conheça o cozinheiro João Ribeiro que continua a ser uma constante inspiração...



Nascido, a 23 de Junho de 1905, no concelho de São Pedro do Sul, João da Cruz Ribeiro, veio para Lisboa com treze anos.
Iniciou a sua vida profissional como carregador de Carvão, numa mercearia do Poço do Bispo, em 1018, trabalhou numa Tanoaria no Ginjal, foi empregado numa casa de Vinhos do Campo das Cebolas.
Em 1921, iniciou-se na Arte da cozinha ao ingressar na brigada de cozinheiros Franceses do Suiço-Atlântico Hotel da Rua da Glória. A sua experiencia foi reconhecida e passa a trabalhar com o Chefe Francês Clement Paurceau, no restaurante Tavares Rico
.
Durante, este anos veio o serviço Militar e foi rancheiro-mor no quartel da Calçada da Ajuda. Em 1927, trabalha em Torres Vedras, no Hotel Central. Seguem-se o Hotel Francfort, O Hotel Inglaterra, o Central de Sintra, o Hotel Universal das Pedras Salgadas (1931), O Palace de Vidago (1933) e o Hotel Borges.
Em 1934, entra para Hotel Aviz, onde a sua Vida ganha grande destaque e reconhecimento. A partir de 1936, é promovido a 1º Chefe.
O Hotel Aviz, representava um dos mais embelemáticos Hoteis da Cidade de Lisboa. Aqui comia o então Chefe de estado Oliveira Salazar, onde se faziam os grandes negócios. O Hotel era frequentado pelo corpo diplomático residente em Portugal.
O hóspede mais famoso do Hotel e residente era o Calouste Sarkis Gulbenkian, viveu no Hotel desde a sua Chegada a Portugal em 1942 até 1955, ano da sua Morte.
O mestre João Ribeiro classificou o Calouste Gulbenkian como mais exigente dos Gourmets. Afirmava "Tinha um paladar aguçadíssimo: comia grelhados e frangos, coisas simples que tinham de estar perfeitas". Gulbenkian sempre que se deslocava para fora do Hotel levava sempre "farnel" preparado no Hotel.

Comentários