Dicas para limpeza da cozinha


Sabia que o mesmo lugar onde preparamos os alimentos, e por vezes até fazemos algumas refeições, pode ter as condições ideais para que germes e bactérias se multipliquem?

Pois é... A combinação entre restos de comida e humidade no ambiente é perfeita para que microrganismos se desenvolvam no lava-louça, nos panos, na esponja, até mesmo em locais que não damos conta, como no fogão, no microondas, azulejos da cozinha, frigorífico e na tábua de cortar carne.

Mas tenha calma! Manter a higiene na cozinha não é assim tão difícil. É só preciso um pouco mais de cuidados sem ser apenas lavar a louça e cuidar bem da maneira como armazena os alimentos. 


Limpar o lava-louça
Para a limpeza do lava-louça, pode usar detergente, cloro ou sabão neutro. Use os produtos misturados com água para limpar tampos de inox, sintético ou de granito. A secagem é fundamental. O ralo não deve ficar de fora da limpeza. Use a seguinte mistura: duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio num litro de água acaba com as bactérias.

O lugar da esponja não é em cima do sabão. Depois da utilização, deve ser bem torcida e guardada em local seco. Para desinfectá-la, pode usar a mesma mistura de água indicada para a limpeza do lava-louça.

Os panos da loiça devem ser lavados sempre que estiverem muito húmidos. Prefira lavá-los separadamente, nunca com o resto da roupa. Para desinfectá-los use água quente e a solução com água sanitária. Depois de secos, passe os panos com ferro bem quente.

Se a sua tábua de carne é feita de madeira, livre-se dela!! As ranhuras na madeira são um ambiente ideal para os microrganismos se proliferarem. Prefira as tábuas de polietileno ou de vidro, que além de mais higiénicas são fáceis de limpar. Use uma mistura de água, detergente e álcool.

Em relação ao lixo, os baldes devem ser grandes, daqueles que ficam no chão e têm pedal, pois evita que as mãos tenham contacto com o lixo, devendo trocar o saco diariamente.

Limpando os electrodomésticos
Está na hora de fazer a limpeza do frigorífico e do congelador. Por dentro, podem ser limpos com um pano humedecido numa solução que leva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada dois litros de água. Enxugue bem. Para limpar o exterior, use água e sabão neutro.

A limpeza do microondas é fácil. Por dentro, use um pano húmido com sabão ou detergente, nada de removedores. A parte externa do microondas fica limpa se usar um pano embebido com água e sabão neutro. Para finalizar, passe um pano seco, que também deve ser usado para limpar o painel de controlo.

A próxima dica é de limpeza do fogão. Higienize o fogão usando uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Depois de enxaguar, seque com um pano seco e macio. Aquela sujidade mais densa, que insiste em ficar agarrada ao fogão, pode ser removida com um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Nunca use removedores que estragam o fogão.

Limpando o chão e azulejos
Comece a limpeza dos azulejos da cozinha onde o sujo mais se acumula. Retire a sujidade mais difícil com a ajuda de um estilete. Em seguida, esfregue os azulejos com um pano embebido num produto de limpeza específico, misture com água na proporção de uma medida de removedor para três de água. Quando os azulejos estiverem secos, passe um pano para dar brilho.

Para a limpeza do chão da cozinha, esfregue bem a solução com água sanitária (duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água). Não é recomendado utilizar detergente ou sabão em pó com água sanitária, pois a mistura pode anular a acção desinfectante dos produtos e assim, os microrganismos continuam vivos na sua cozinha. Na sujidade mais superficial, o ideal é pingar oito gotas de detergente para cada litro de água e passar a mistura com um pano.


Comentários