O Porto tem um novo sabor, chama-se Bacalhau D’Ouro.


O projecto chama-se Prove Porto, é uma parceria entre a Câmara do Porto e a APHORT e o resultado pretende ser o novo prato típico da gastronomia portuense. Uma proposta criada por alguns dos chefes mais prestigiados da cidade e que já consta da ementa de mais de duas dezenas de restaurantes da Invicta.
Este prato tem os esquecidos sames, que os bacalhoeiros designavam por "samos" , não é o bucho do bacalhau, mas a sua bexiga natatória. Era uma iguaria raríssima para os pescadores, quase improvável. Os samos eram extraídos da parte da espinha rejeitada na escala do peixe , limpos e salgados. Era um dos trabalhos dos "cães de bordo" , os moços de convés. Tal como as caras, as línguas e os lombos.
A RECEITA:
Ingredientes (4 pessoas)
400g de grelos
800g de lombo de bacalhau
60g chouriço
80g sames ou samos de bacalhau
Sal
Pimenta
260g de azeite
100g cebola
Louro
Alho
Vinagre de vinho
Vinho branco
Vinho do Porto branco seco
200g broa de Avintes
Salsa
Preparação:
Preparar os grelos e cozer. Depois, cortar um pouco e saltear com sal e azeite (q.b.). Confitar a 100ºC o bacalhau em azeite e lascá-lo, retirando todas as espinhas e peles. Saltear um pouco de broa migada com azeite e alho e salsa, que será colocada por cima do bacalhau. Demolhar bem os samos de bacalhau e verificar se não estão salgados antes de cozinhar. Saltear o chouriço cortado aos cubos com um fio de azeite. Adicionar os samos de bacalhau. Fazer uma cebolada com a cebola em meias luas com o azeite, alho, louro, vinagre de vinho e Vinho do Porto seco, sal e pimenta. O prato pode ser montado num aro, na seguinte ordem: grelos salteados, bacalhau lascado, samos salteados com o chouriço, a broa migada e salteada e por fim a cebolada.

Comentários