Ingredientes:
1. Para o lombo
- 10 lombinhos de porco Alentejano
- azeite virgem extra q.b.
- sal marinho q.b.
- pimenta de moinho q.b.
2. Para as migas
- 400 g de pão de trigo
- 180 g de cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 40 g de azeitona
- 5 dl de caldo de galinha
- 0,5 dl de azeite virgem extra
- sal marinho q.b.
- pimenta de moinho q.b.
- poejos e coentros q.b.
As melhores migas que eu comi eram da minha avó... a tia Alina alentejana, que fazia sempre a mais para no dia seguinte cortar as migas às fatias e beber com o café. Que bem lhe sabia. E eu... fazia um esforço para não repetir muito no dia em que ela as fazia, para lhe dar o gostinho na manhã seguinte com o café... Alma alentejana.
Muito bem. Limpe os lombinhos de gorduras excessivas, tempere com sal marinho e pimenta de moinho e salpique de azeite.
Corte o pão em pequenos cubos e reserve (se possível pão alentejano com dois ou três dias e use as mãos para o cortar e esmigalhar).
Prepare um fundo em azeite quente com o alho e a cebola picada e o louro. Deixe estufar por momentos. Adicione o pão e envolva o preparado. Junte o caldo de galinha, pouco a pouco, tempere com sal e pimenta, coentros, e guarneça com azeitonas picadas.
Aloure em azeite os pimentos cortados em cubos e descascados, em seguida os alhos e deixe arrefecer. Leve ao liquidificador este preparado com o restante azeite, o vinagre, e a redução do caldo. Triture tudo até obter uma textura homogénea. Guarneça com o o cebolinho picado e as folhas de poejo. Coloque os lombinhos e as migas, perfume com poejos. Só o cheirinho delicia qualquer um.
Comentários
Enviar um comentário