Ingredientes:
- 1 pato
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 copo de vinho branco
- 150 g de bacon
- 1 chouriça
- 500 g de arroz
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- azeite q.b.
Numa panela coloca-se o pato inteiro, cobre-se com água e coze-se. Se preferir poupar algum tempo, coza-o na panela de pressão. Dependendo do tamanho, 40 a 50 minutos de cozedura deve chegar.
Depois de cozido tira-se do lume e deixa-se arrefecer. Reserva-se um pouco da água da cozedura para cozer o arroz. Desfia-se o pato, desossando-o e tirando a pele.
Para se fazer o arroz (cerca de 1 medida de arroz para 2 de agua, embora eu faça sempre a olho...), acrescenta-se a água da cozedura do pato e deixa-se cozer até ficar soltinho.
Faz-se um refogado com a cebola picada, o alho e o azeite.
Quando estiver louro coloca-se o chouriço e o bacon cortados em tiras, deixa-se refogar mais um pouco e acrescenta-se o vinho branco. Depois junta-se o pato. Rectifica-se de sal e pimenta e deixa-se apurar.
Se porventura quiser embonecar a apresentação, pode colocar tudo num tabuleiro de ir ao forno, mas também bonito para ir à mesa, ou em pratos de barro individuais...
Coloque na base as carnes e depois cubra com o arroz, decore com umas rodelas de chourição, pincele com ovo e leve ao forno 180º por 15 minutos.
Vai ver que a gordura do chouriço fica tão brilhante, e o arroz tão amarelinho que quando chegar à mesa, os seus convidados ficarão logo de água na boca.
Comentários
Enviar um comentário